O Efeito de refrigerantes sobre os dentes

Postado por Thiago César Lima , segunda-feira, 13 de julho de 2009 12:09


Por: Thiago César Lima
Um dos costumes ocidentais mais praticados é o uso de bebidas gasosas entre as refeições, hábito delicioso mas que pode gerar prejuízos a saúde.Os médicos orientais criticam este hábito apelando para o argumento que o normal é se expelir gases e não ingerir, além do excesso de sódio e açucares que alteram o organismo.Mas qual é o efeito sobre os dentes e a boca?!
De acordo com pesquisadores tais como: Kim et al. 2001 e Morrier et al. 1989, o uso excessivo de bebidas de Ph ácido tais como os refrigerantes tendem a provocar a desmineralização dos dentes podendo ser reversível ou não, além de afetar a dureza dos mesmos.O que acontece aos dentes é um efeito chamado erosão, causado principalmente por Ph muito acido(Ex:Coca-Cola Ph pH 2,29(FUSHIDA.99)Ph normal 7). Assim podendo provocar sensibilidade e a sensação de choques nos dentes ao ingerir determinados alimentos,o Ph baixo também auxiliar no processo de cárie.Outro efeito comum é o escurecimento dos dentes, principalmente em dentes clareados isso devido aos corantes aplicados à bebida, com o efeito acumulativo pode gerar o escurecimento.
Acredito, que ser radical e cortar os refrigerantes da alimentação será muito benéfico.No entanto, é mesmo preciso?! Por que não um uso em menor escala e dar preferência a produtos naturais em grande parte do tempo? É importante ressaltar que em grande parte dos casos é o uso em excesso e uma higiene mal realizada que traz malefícios e não só a bebida.
Em casos de sensibilidade e escurecimento procure sempre o dentista.

0 Response to "O Efeito de refrigerantes sobre os dentes"

Pages

Extraindo um dente...